domingo, 16 de dezembro de 2012

Vivência com Mestre Jogo de Dentro em Campinas

Chegamos a Campinas na manhã do dia 15/11, para participar da segunda etapa do evento do Grupo Semente do Jogo de Angola no condomínio Parque dos Eucaliptos. A vivência com o Mestre Jogo de Dentro no espaço do Contra-Mestre Valmir havia começado no dia 13, com treino.  Mais uma vez, fomos em sete pessoas: Contra-Mestre Fábio Formigão, Calça Preta Alan , Simone, Nego, Matthias, Nayla e Helena. A atividade era fechada para o grupo, então encontramos por lá membros dos três núcleos de Campinas e representantes do grupo em Limeira e Roma. Convidado especial, o Mestre Fumaça, também participou da confraternização sementeira.


Vadiação dos Contra-Mestres Valmir e Guga
                                 

A roda estava para começar. Decoração caprichada, família reunida e uma saladinha de frutas para dar aquela energia antes da vadiação. A bateria começou a aquecer e a roda se formou para esperar a chegada do Mestre Jogo de Dentro. O Mestre chegou silenciosamente, mas os olhos dos presentes já não tinham outra direção. Sentou fora da roda para observar seus alunos e foi anunciado, com muitos agradecimentos, pelo Contra-Mestre Valmir. Agradeceu a presença de todos, falou sobre sua ligação com São Paulo e do período que viveu no Estado, e anunciou também a presença do Mestre Fumaça, amigo de longa data. A benção para começar os trabalhos estava dada.
Ainda antes de iniciar a roda, o Contra-Mestre Guga pediu licença para uma celebração simbólica. Dentro do Grupo Semente do Jogo de Angola, os membros são divididos entre iniciantes, alunos, Calças Pretas, Contra-Mestres e Mestre. Os iniciantes usam uma camiseta específica e passam a poder usar a camisa oficial do grupo quando recebem o aval de seus Contra-Mestres. Normalmente, essa passagem se dá sem comemorações, mas o Contra-Mestre Guga aproveitou a presença do Mestre e a reunião dos núcleos para valorizar a entrega de camisas oficiais a dois de seus "filhos": Adriano Sgrignero e Sérgio. O Contra-Mestre explicou que o merecimento da camisa oficial vai além da evolução da Capoeira da pessoa. É reflexo também do comprometimento do aluno com a filosofia e as atividades do Semente. 


Mestre Jogo de Dentro e Sérgio (com a camisa oficial)

Adriano (também de camisa oficial) e o Mestre Jogo de Dentro
Com as camisas entregues, a roda começou. São Paulo com Campinas, Campinas com Limeira, Limeira com São Paulo e, jogo por jogo, fez-se uma roda bonita, com energia poderosa. Antes do samba, uma pausa merecida para o almoço. O Contra-Mestre Valmir e seus alunos prepararam um belo churrasco e serviram o pessoal. Para o Mestre ainda tinha mais trabalho: uma entrevista para um aluno do grupo e sua equipe de gravação. Deu tempo de todo mundo se alimentar e, assim que a entrevista terminou e vagou o espaço, o pandeiro já estava soando. Aí sentou um no atabaque, outro assumiu o reco-reco e foi só puxar o canto para o samba começar a ganhar corpo. Chegaram as pessoas que faltavam, os demais instrumentos ganharam dono e a coisa foi longe. "Por cima do morro o sol lá vai" e bateu a hora de ir para casa.
"Que o povo paulista também sabe sambar" - Guga e Gabi 
Mais um evento do Semente do Jogo de Angola concluído e bem-sucedido. Parabéns e obrigada ao Contra-Mestre Valmir, e aos alunos que colaboraram, pela confraternização. Fomos embora de Campinas com presença ilustre na caravana: Mestre Jogo de Dentro voltou conosco. Afinal, já no dia seguinte era a nossa vez de promover uma vivência com o Mestre em São Paulo.  

Jogo de Dentro...
...Jogo de Fora...
...Jogo Bonito é o Jogo de Angola

O menino é bom bate palma pra ele

Tem Dendê, Tem dendê

Iê, volta de Mundo

Dona Maria do Camboatá...

... Chega na venda, ela manda botá

A viola seu sinal...

... deu sinal lá em Campinas

vem jogar mais eu...

... vem jogar mais eu, mano meu...

... Vadiar mais eu, mano meu...

... Capoeira de Angola, mano meu...

... Vem jogar mais eu, mano meu...

... na Roda de Capoeira, vem jogar mais eu...

... Jogar mais eu, filho meu...

... Jogar mais eu, mestre meu...

Gratidão ao pé do Berimbau

Semente brotou na terra...

... o luar apareceu...

... joga eu, joga meu mestre...

... Joga meu mestre mais eu

E tenho que ir embora, não posso demorar...

... Não posso demorar, eu não posso demorar...

... Minha mãe tá me chamando, eu não posso demorar...

Casal 20

Samba de Roda descontraído

Oh deixa eu vadiar, oh deixa...

... na palma da mão quem quiser vadiar...

... Olê lele, olê lala...

... samba daqui e samba de lá...

... ai ai meu zamô, ai ai...

... meu zamô, ai ai...

... Samba de véio com o pau na mão...

... samba de véio é com o pau na mão...

... Com pau na mão...

...o samba de véio é com o pau na mão!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário