Quando anunciamos o Sarau da Madrugada de abril como “edição
especial”, não podíamos prever o quão especial seria a nossa noite no núcleo Aeroporto/Interlagos do Semente do Jogo de Angola. A presença do Mestre Jogo de Dentro, fundador do grupo, além de engrandecer a Roda de Capoeira,
contagiou toda a casa, que amanheceu em festa.
RODA DE CAPOEIRA
O sarau de abril marcou a abertura da vivência com o Mestre Jogo de Dentro, que contou com atividades nos núcleos Aeroporto/Interlagos e Grajaú, entre os dias 17 e 22. Sob o comando do mestre e a coordenação do contramestre Fábio Formigão, a roda fluiu cheia de axé, com jogos bonitos, reencontros e ensinamentos.
Mestre Jogo de Dentro comanda roda/Foto: Juliane dos Santos Ribeiro |
A presença da raiz fortaleceu as sementes! Camaradas do Angoleiro Sim Sinhô, No Fio da Navalha, Paraguassu e outras famílias de Capoeira vieram para somar em energia e tradição.
SAMBA DE RODA
Quem vivencia o Sarau da Madrugada há um tempo já nem estranha mais. Depois que o toque do Gunga encerra a Roda de Capoeira e os mais velhos mandam seu recado, várias capoeiristas desaparecem. Quando a viola soa, elas ressurgem com suas saias longas, vão preparando um novo círculo e logo está formado o Samba de Roda.
Calça Preta Simone/ Foto: Juliane dos Santos Ribeiro |
O clima é outro, mas a tradição se mantém. Os instrumentos esquentam o sapateado das sambadeiras e o sapateado delas esquenta os instrumentos. Samba capoeirista, samba poeta, samba músico, samba ator, samba quem só passou pra dar uma olhadinha, samba até quem jurou que não ia sambar... O samba terminou ao som de Parabéns, para comemorar o aniversário do nosso Mestre Jogo de Dentro.
SEMINÁRIO DO SEMENTE
Antes da abertura dos microfones, rolou uma pausa para conhecermos mais sobre a história dos negros escravizados no Brasil. A pedido do Mestre Jogo de Dentro, o contramestre Fábio Formigão e o Calça Preta Alan Zas apresentaram um seminário com filme, dados históricos e reflexões sobre as práticas de exploração, violência, opressão e exclusão do passado, que ainda reverberam com força no presente.
Mestre Jogo de Dentro/Foto: Juliane dos Santos Ribeiro |
Ao final da apresentação, o mestre agradeceu e disse que o
objetivo do grupo Semente do Jogo de Angola é esse mesmo, o estudo, a pesquisa.
“Hoje a Capoeira é pensamento, é estudo, não é mais botar a perna para cima”,
disse o mestre.
CONVIDADOS ESPECIAIS
Alana Chá
Estreante na casa, a cantora e guitarrista Alana Chá, da banda Daman, foi a primeira convidada especial a se apresentar, ao lado do músico Tiaguinho Costa, que a acompanhou na percussão. Ela abriu com Ela Partiu, do Tim Maia. “Essa é só pra gente se conhecer”. Depois vieram as músicas autorais, para a galera conhecer o trabalho. O show terminou com Jorge Bem Jor, Por Causa de Você, Menina.
Tiaguinho e Alana/ Foto: Facebook |
Ni Brisant
De volta! O Ni Brisant, que participou como convidado especial de uma das primeiras edições do Sarau da Madrugada (que está para completar três anos!), voltou à nossa casa para lançar o livro Se Eu Tivesse MeuPróprio Dicionário, “o menor dicionário da galáxia”. O poeta, organizador do sarau Sobrenome Liberdade, contou que voltou de uma internação tentando explicar para os irmãos o que era um bebedouro, descoberta que ele fez no hospital. “É tipo uma chuva, só que de baixo para cima”. E daí surgiu a ideia do livro, uma produção independente. O Ni recitou verso por verso, mas precisou interromper. “Se eu falar o poema todo, vocês não vão ler”, brincou.
Ni! / Foto: Juliane dos Santos Ribeiro |
MICROFONES ABERTOS
O sarau seguiu com abertura dos microfones. O avançar do horário parece misturar e ampliar ainda mais as energias. A poesia rolou, com versos de estreantes e veteranos, mas a música logo reassumiu o posto. Do Beat Box para o forró, do forró para o afoxé e do afoxé para a despedida.
Forró na madrugada/Foto: Juliane dos Santos Ribeiro |
Com a presença do Mestre Jogo de Dentro na casa, a energia dos convidados especiais e a entrega de todos os presentes, o sarau de abril deixou saudades. A notícia boa é que nesta sexta-feira(8) tem mais!! Apresentação de dança afro com a Cia Cambona, samba com o grupo Pé de Alambicas e lançamento do livro “Coquetel Motolove”, da poeta LuizaRomão... Perde não!
PARA VER AS FOTOS DO SARAU, CLIQUE AQUI
Quem chega para somar está em casa!
Até lá!
Até lá!