Quando anunciamos o Sarau da Madrugada de abril como “edição
especial”, não podíamos prever o quão especial seria a nossa noite no núcleo Aeroporto/Interlagos do Semente do Jogo de Angola. A presença do Mestre Jogo de Dentro, fundador do grupo, além de engrandecer a Roda de Capoeira,
contagiou toda a casa, que amanheceu em festa.
RODA DE CAPOEIRA
O sarau de abril marcou a abertura da vivência com o Mestre Jogo de Dentro, que contou com atividades nos núcleos Aeroporto/Interlagos e Grajaú, entre os dias 17 e 22. Sob o comando do mestre e a coordenação do contramestre Fábio Formigão, a roda fluiu cheia de axé, com jogos bonitos, reencontros e ensinamentos.
Mestre Jogo de Dentro comanda roda/Foto: Juliane dos Santos Ribeiro |
A presença da raiz fortaleceu as sementes! Camaradas do Angoleiro Sim Sinhô, No Fio da Navalha, Paraguassu e outras famílias de Capoeira vieram para somar em energia e tradição.
SAMBA DE RODA
Quem vivencia o Sarau da Madrugada há um tempo já nem estranha mais. Depois que o toque do Gunga encerra a Roda de Capoeira e os mais velhos mandam seu recado, várias capoeiristas desaparecem. Quando a viola soa, elas ressurgem com suas saias longas, vão preparando um novo círculo e logo está formado o Samba de Roda.
Calça Preta Simone/ Foto: Juliane dos Santos Ribeiro |
O clima é outro, mas a tradição se mantém. Os instrumentos esquentam o sapateado das sambadeiras e o sapateado delas esquenta os instrumentos. Samba capoeirista, samba poeta, samba músico, samba ator, samba quem só passou pra dar uma olhadinha, samba até quem jurou que não ia sambar... O samba terminou ao som de Parabéns, para comemorar o aniversário do nosso Mestre Jogo de Dentro.
SEMINÁRIO DO SEMENTE
Antes da abertura dos microfones, rolou uma pausa para conhecermos mais sobre a história dos negros escravizados no Brasil. A pedido do Mestre Jogo de Dentro, o contramestre Fábio Formigão e o Calça Preta Alan Zas apresentaram um seminário com filme, dados históricos e reflexões sobre as práticas de exploração, violência, opressão e exclusão do passado, que ainda reverberam com força no presente.
Mestre Jogo de Dentro/Foto: Juliane dos Santos Ribeiro |
Ao final da apresentação, o mestre agradeceu e disse que o
objetivo do grupo Semente do Jogo de Angola é esse mesmo, o estudo, a pesquisa.
“Hoje a Capoeira é pensamento, é estudo, não é mais botar a perna para cima”,
disse o mestre.
CONVIDADOS ESPECIAIS
Alana Chá
Estreante na casa, a cantora e guitarrista Alana Chá, da banda Daman, foi a primeira convidada especial a se apresentar, ao lado do músico Tiaguinho Costa, que a acompanhou na percussão. Ela abriu com Ela Partiu, do Tim Maia. “Essa é só pra gente se conhecer”. Depois vieram as músicas autorais, para a galera conhecer o trabalho. O show terminou com Jorge Bem Jor, Por Causa de Você, Menina.
Tiaguinho e Alana/ Foto: Facebook |
Ni Brisant
De volta! O Ni Brisant, que participou como convidado especial de uma das primeiras edições do Sarau da Madrugada (que está para completar três anos!), voltou à nossa casa para lançar o livro Se Eu Tivesse MeuPróprio Dicionário, “o menor dicionário da galáxia”. O poeta, organizador do sarau Sobrenome Liberdade, contou que voltou de uma internação tentando explicar para os irmãos o que era um bebedouro, descoberta que ele fez no hospital. “É tipo uma chuva, só que de baixo para cima”. E daí surgiu a ideia do livro, uma produção independente. O Ni recitou verso por verso, mas precisou interromper. “Se eu falar o poema todo, vocês não vão ler”, brincou.
Ni! / Foto: Juliane dos Santos Ribeiro |
MICROFONES ABERTOS
O sarau seguiu com abertura dos microfones. O avançar do horário parece misturar e ampliar ainda mais as energias. A poesia rolou, com versos de estreantes e veteranos, mas a música logo reassumiu o posto. Do Beat Box para o forró, do forró para o afoxé e do afoxé para a despedida.
Forró na madrugada/Foto: Juliane dos Santos Ribeiro |
Com a presença do Mestre Jogo de Dentro na casa, a energia dos convidados especiais e a entrega de todos os presentes, o sarau de abril deixou saudades. A notícia boa é que nesta sexta-feira(8) tem mais!! Apresentação de dança afro com a Cia Cambona, samba com o grupo Pé de Alambicas e lançamento do livro “Coquetel Motolove”, da poeta LuizaRomão... Perde não!
PARA VER AS FOTOS DO SARAU, CLIQUE AQUI
Quem chega para somar está em casa!
Até lá!
Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário