quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vivência no Semente e Roda no Parque

As programações do Núcleo do Semente do Jogo de Angola (São Paulo/SP) de 2013 estão intensas, com algumas novidades e muita energia para que a caminhada seja positiva e vibrante!
Entre as programações mensais, estão inclusas aulas com os Contra mestres do Grupo (os residentes no Sudeste do Brasil), e também Rodas em espaços públicos (como parques, praças, etc)...
Nesse domingo passado (24 de Fevereiro), tivemos então o início dessas atividades, com a vivência trazida pelo Contra mestre Valmir (o convidado do mês).



O Contra Valmir trouxe para nós o que chamou de vivência do dia-a-dia do que ele trabalha com seus alunos, comentou sobre a forma, o ângulo que cada Contra mestre vê a movimentação e os ensinamentos, e de como essa relação pode ajudar na ampliação da visão de todos...
O treino foi intenso, “Semente do jogo de Angola”, e trouxe noções de saídas, visão de jogo, superação de certos vícios do corpo, equilíbrio, resistência, etc.

Preparação do corpo

Negativas

Meia Lua

Chapa de Frente

Tesoura


O Contra Valmir mostrando a Bananeira

equilíbrio

E mais equilíbrio

Invertendo os lados...

Trabalhando entrada e saída

Demonstrando

Botando em prática

Antes de iniciar "os finalmentes" com algumas negativas pra pensar, o Contra mestre colocou uma questão:
"O que está acontecendo com a Capoeira, hoje? Por que o esvaziamento? onde estamos errando ou acertando?"
Após as negativas, veio a conversa sobre a reflexão... “Ainda há muito pra se pensar, fazer, rumos a tomar, o tempo é cíclico, as estratégias precisam ser revistas, os caminhos precisam ser definidos com mais clareza, quantas questões, quanta amplitude”... "Iê Capoeira"!

Negativa (na virada de jogo)

"desce no braço..."

Resistência
(Em pé - Mathias, Contra mestres Formigão, Valmir e Guga, e a Brisa/
 Abaixados - Calça Preta Alan, Helena e Perninha)


Pra tornar a atividade ainda mais especial, tivemos também a presença de outro Contra mestre do Grupo, o Guga, que acompanhou toda a atividade e que já está em vias de acertar sua data pra fazer a vivência, como convidado orientador, também!!!
Depois do almoço, apesar de um triste contratempo (fruto dessa cidade ainda tão injusta), fomos todos para o Parque Nabuco, onde realizamos uma Roda de Capoeira!!! Por lá, já nos aguardava para somar as boas energias, os companheiros Nego Zara e seu aluno Jararaca (Grupo Filhos de Gandhi)!

Inicia a Roda (Ritual de Angola)
Berimbaus afinados, canto e mata
                                     

vadiação


Jogo de dentro, jogo de fora...

A Roda começou sob o olhar atencioso e intenso das pessoas que frequentam o Parque, e muitos ficaram por ali, cantando junto, batendo palmas, olhando admirados o entrelaçar dos corpos no jogo mandingado que só a Capoeira pode apresentar!

...Jogo bonito...

... é o jogo de Angola!

Os Contra mestres (jogo que é lição)

Orientação

"Vamos vadiar, Vamos vadiar"
Soaram alguns trovões, e o coro entoou o “Adeus, Adeus”... E lá se foi um domingo de muita Capoeira Angola, vivência, reflexão, resistência e felicidade!!!

"Reflexos da natureza na natureza da gente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário