sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sarau da Madrugada de Novembro

A edição de novembro do Sarau da Madrugada vai ficar para a história. Roda cheia de dendê, samba cheio de axé, apresentações maravilhosas e presenças ilustres. Quem não veio perdeu muito, mas terá a chance de se redimir consigo mesmo no dia 6 de dezembro, quando acontecerá a última edição do ano, para se despedir de 2013 e preparar o terreno para 2014, que vem com força. Veja o álbum completo (com 150 fotos) na nossa página no Facebook.



RODA DE CAPOEIRA E SAMBA

A noite começou como sempre, com uma bela Roda de Capoeira, sob o comando do Contramestre Fábio Formigão, o dono da casa. Camaradas vadiando Angola e celebrando também o aniversário da sementeira Helena. Logo depois, o Samba de Roda, com as saias de chita rodando e florindo a roda, fazendo soar ainda mais forte os instrumentos. 




CONVIDADOS ESPECIAIS E SURPRESA 

O Sarau da Madrugada começa ao primeiro toque do Gunga, mas a as apresentações dos convidados só se iniciam ao final do samba. A abertura ficou por conta do Choro da Goiabeira, grupo de chorinho que tem uma sementeira como integrante, a Vitória Ramoska. O conjunto preencheu o espaço e os ouvidos presentes com seu talento e interpretações de 'Na Glória, de Ary dos Santos e Raul de Barros, 'Benzinho', de Jacob do Bandolim, e 'Carinhoso', de Pixinguinha. Após o chorinho, um pouco de Razzalfaya para esquentar ainda mais! Esse trio não brinca em serviço e esquentou mesmo! 



Eis que começam a entrar no espaço as meninas do Semente. A surpresa havia sido anunciada, mas não surpreendeu menos por isso. Com berimbau, atabaque, pandeiros, agogô e caxixi, entoaram 'Jogo de Dentro', de Paulo César Pinheiro, em uma homenagem ao fundador do grupo Semente do Jogo de Angola: Mestre Jogo de Dentro. Para lembrar "tempos idos", Simone e Helena amarraram suas saias e jogaram bonito, finalizando a surpresa sob muitos aplausos, gritos e assovios.



Com os caminhos abertos pelas sementeiras, a força feminina se manteve presente por meio do lançamento do livro ‘Pretextos de Mulheres Negras’. Sob a coordenação de Elizandra Souza e Carmen Faustino, 22 autoras participaram da antologia poética, cada uma com duas poesias de sua autoria. Para representar o grupo, estavam presentes as organizadoras (e autoras), Priscila Preta, Débora Marçal, Flávia Rosa e Nayla Carvalho. Algumas leram os próprios versos, outras leram escritos de companheiras. No fim, o efeito foi um só: muitos aplausos e mentes borbulhando, em uma reflexão inevitável. 



 O cenário muda. Velas tomam o centro do espaço e preparam o clima para a entrada de Alex Leandro. De turbante e saia branca, o ator e dramaturgo iniciou seu monólogo, onde interpretava uma mulher que escarnecia de outra que havia perdido um dos seios. Um trecho de outro espetáculo já havia encantado a todos no Sarau de Outubro, rendendo-lhe convite para voltar como convidado especial. E especial foi a apresentação deste grande artista!


 MICROFONES ABERTOS E SAMBA ATÉ AMANHECER

E os microfones, abertos como sempre, deram voz a poetas, músicos e outros artistas que nos contemplaram com seus versos, performances, cantos e interpretações. Para não variar, a festa foi longe, até voltar para o samba, “que é a melhor maneira de se conversar”. Papo reto, sem desviar. Cadeiras quebrando, tímidos se arriscando, viola mandando e o Sol chegando sem se preocupar em afastar as morenas. Afinal, com a chegada dele, o Sarau da Madrugada sempre continua... Na padaria, com o café da manhã. Ouvi dizer que a atividade matinal contou com presenças inéditas dessa vez. Que assim seja! 



Dia 6 de dezembro está logo aí. Se veio, tem motivo de sobra para voltar. Se não veio, não vá perder de novo. Quem chega para somar está em casa! Até lá, notívagos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário