quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Sarau da Madrugada de Julho – Axé para o mês todo!

Seria impossível relatar tudo de bom que aconteceu no Sarauda Madrugada do dia 3 de julho, realizado no espaço Olorum, do Grupo de Capoeira Semente doJogo de Angola. Mas, se fosse para resumir em uma palavra só, “axé” definiria.

Foto: Juliane Ribeiro


Roda de Capoeira

A Roda de Capoeira aconteceu em família, comandada pelo Contramestre Fábio Formigão. Mulheres, homens e crianças jogando. A vadiação se deu entre irmãos, com alunos dos núcleos Aeroporto/Interlagos e Grajaú do grupo Semente do Jogo de Angola. “Era eu, era meu mano...”.

Foto: Juliane Ribeiro


Os jogos fluíram com alegria, mas a Roda ficou ainda mais alegre com a chegada de outra família. A Mãe Sueli e o pessoal do TUCA (Tenda de Umbanda Catarina dos Anjos, Boiadeiro Serapião e Caboclo Guaraci das Matas Virgens) vieram conhecer a casa e trouxeram muita energia boa. A Roda terminou com a energia lá no alto!

Foto: Juliane Ribeiro


Samba de Roda

Encerrada a Roda de Capoeira, a viola soou e logo a batucada do Samba de Roda contagiou os pés e os quadris das sambadeiras! E o povo do sarau foi chegando. Poetas, cantores, dançarinas, apreciadores... Todo mundo somando no samba, das palmas ao sapateado bonito.

Foto: Juliane Ribeiro

A bateria do samba, com os sementeiros Contramestre Formigão, Alan Zas, Leandro Cobra, e João Invenção, contou com reforços de valor na percussão, como Preto Mendonça, Leandro Sequelle, Alan Bernardino e Buia Kalunga.


Foto: Juliane Ribeiro

Microfones abertos e convidados especiais

Tem espaço para todo mundo nesse sarau! Teve alimento cultural de sobra para quem é de poesia, para quem é de música, para quem é de dança, enfim, para quem é de arte.

Foto: Juliane Ribeiro

Foto: Juliane Ribeiro

Foto: Juliane Ribeiro


Antonio Miotto

O poeta Antonio Miotto, do coletivo Sobrenome Liberdade, foi o primeiro convidado especial da noite a se apresentar, lançando o livro "Izquerda", com poesias próprias (algumas em espanhol), fotos tiradas por ele e ilustrações feitas por sua filha, Isabelle Miotto.

Foto: Juliane Ribeiro

Sem microfone e com emoção, o poeta mandou seus versos e se disse encantado com os “momentos de alegria, de dança, de canto e de resistência” que presenciou no Sarau da Madrugada. Miotto explicou também que fez o livro dirigido à sua filha. “A melhor parte do livro é a apresentação da Michele, a dedicatória à minha filha e as ilustrações dela. O resto é complemento disso”, afirmou.

Ravi Landim

Já era madrugada quando o Ravi Landim assumiu o microfone, mas o músico estava na casa há muito tempo. “Cruzei a cidade e cheguei mais cedo. Pude ver a Roda de Capoeira e ouvir os ensinamentos do Contramestre”, disse.

Foto: Juliane Ribeiro

Em versões com voz e violão, o Ravi apresentou algumas canções de "Das andanças e seus retalhos", seu primeiro disco, de uma beleza e delicadeza encantadoras. Ele contou que o trabalho demorou cerca de dois anos para ficar pronto e foi feito com a contribuição de amigos, totalmente independente.

Banda Agbè

Assim que foi apresentado, a banda Agbè entrou cantando e pedindo licença para a casa, que já estava dada desde o Sarau da Madrugada de Junho. Na ocasião, o grupo deu só uma canja, mas já ganhou vários fãs. Dessa vez, eles voltaram como convidados especiais, para fazer sua primeira apresentação oficial. Que honra sediar essa estreia!

Foto: Henrique Gois de Melo

Com Pri Zeferino no vocal e Alan Bernadino, Fernando Rangel, Larissa Cristina, Lisandra Borges e Ricardo Venturini na instrumentação, a banda fez todo mundo levantar e dançar ao som das músicas de matriz africana. Se eles fossem atender a todos os “mais um” que rolaram a cada tentativa de encerrar o show, estariam tocando até hoje.

Foto: Henrique Gois de Melo


Samba-reggae

Depois de tanta batucada, não dava para deixar cair o nível do axé na casa. O samba-reggae, que já virou tradição nas nossas madrugadas, manteve a energia no alto com canções entoadas pelo Contramestre Formigão e uma grande mistura de grupos e famílias culturais na percussão.
O Sarau da Madrugada de julho terminou como começou: com muito axé!

Foto: Henrique Gois de Melo

Foto: Henrique Gois de Melo

Foto: Henrique Gois de Melo

Foto: Henrique Gois de Melo


FOTOS DO SARAU


Tivemos um recorde de registros lindos no sarau de julho! Além dessas que postamos, vocês podem conferir também:

Registros do Juliane Ribeiro > clique aqui para ver

Registros do Henrique Gois de Melo > clique aqui para ver

Registros da Emily (aquela menininha linda das fotos) > clique aqui para ver

Se você também registrou imagens da nossa madrugada, publique no grupo do Sarau da Madrugada ou mande para o perfil do Semente que a gente posta! ;)


CONHEÇA MAIS SOBRE O NOSSO TRABALHO

Grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola > clique aqui

Núcleo Aeroporto/Interlagos do grupo Semente do Jogo de Angola > clique aqui

Grupo do Sarau da Madrugada no Facebook > clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário