quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Palmares Ontem e Hoje - Roda de Capoeira e Roda de Conversa no Dia da Consciência Negra

Data da morte de Zumbi dos Palmares e data escolhida para celebrar o Dia da Consciência Negra, o dia 20 de novembro é um dia de luta e reflexão. Para vivenciar a data dentro dessa proposta, os núcleos Aeroporto/Interlagos e Grajaú do grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola realizaram atividades culturais gratuitas dentro e fora do Espaço Olorum, aproveitando a data para conversar e refletir sobre a trajetória de resistência do povo negro, desde Palmares, e, ao mesmo tempo, reforçar o quanto a luta contra o racismo e seus mecanismos de opressão é diária. Ela acontece de várias maneiras, todos os dias, todos os meses, todos os anos e, infelizmente, há séculos.



A atividade começou com uma orquestra de berimbaus, formada por alunos e professores do grupo e coordenada pelo Contramestre Fábio Formigão, em frente ao Espaço Olorum. A música e a concentração de berimbaus chamou a atenção de quem passava na rua. Depois, seguimos para o viaduto da Washington Luís para realizar uma breve Roda de Capoeira, em um manifesto para lembrar que a Capoeira é um dos grandes símbolos da resistência do negro diante da opressão.  




Voltando para o nosso espaço, iniciamos a roda de conversa sobre o Dia da Consciência Negra. Falamos de racismo estrutural, cultura negra, falta de representatividade do negro na mídia e em posições sociais de destaque, dificuldades enfrentadas por professores para falar sobre a cultura negra nas escolas, folclorização das tradições negras, demonização das religiões de matriz africana, entre outros temas. O grupo reúne capoeiristas de diferentes etnias, idades, condições sociais, profissões, formações familiares etc. A contribuição de cada um com seu ponto de vista enriqueceu muito o debate.  





Durante a pausa para o almoço, com uma "moqueca vegetariana" feita pelo aluno Jesus, de Israel, tivemos a grata surpresa de receber o Mestre Moreno! A presença ilustre do Mestre foi garantida pelo camará Womualy, da FICA São Paulo. Com a presença do mestre e a chegada de amigos e irmãos de outras grupos, a Roda de Capoeira fluiu muito bem, com jogos bonitos e muito aprendizado. Com o "Adeus, Adeus", encerramos a roda, mas a energia e os conhecimentos trocados nesta data tão forte permaneceram em cada um dos participantes.   





CONHEÇA MAIS SOBRE O NOSSO TRABALHO

Grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola > clique aqui

Núcleo Aeroporto/Interlagos do grupo Semente do Jogo de Angola > clique aqui

Grupo do Sarau da Madrugada no Facebook > clique aqui

Perfil do Sarau da Madrugada no Facebook > clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário