quinta-feira, 9 de maio de 2013

Lançamento Oficial do Livro "Berimbau tem Fundamento" (Contra Mestre Valmir)

"E os sementeiros da cidade da garoa vão visitar os sementeiros de Campinas"!!!
É lógico que o núcleo de São Paulo, arroz de festa que é, não poderia deixar de prestigiar as atividades que ocorreram nos núcleos de Campinas nos dias 22, 23 e 24/04. Com a ilustre presença do Mestre Jogo de Dentro, houve uma roda- treino na sexta no espaço dos C.M. Guga e Ivens, sábado foi o lançamento do livro BERIMBAU TEM FUNDAMENTO do Contra-Mestre Valmir e domingo roda e moqueca no espaço do Contra- Mestre Danny.
Infelizmente, o trânsito da saída de Sampa nos impediu de chegar na hora certa e só aparecemos no final da atividade de sexta- feira e percebemos, pelo suor e cansaço dos alunos do grupo, que o Mestre não deu moleza no treino. Porém, não foi um impedimento para que fossemos muito bem recepcionados, como é de costume, e saíssemos para colocar o papo em dia, comer e “tomar um guaraná”.
Ficamos hospedados na casa do CM Guga e Brisa, que nos acolheram divinamente. Nada melhor que acordar na manhã de sábado com café recém-passado e pãozinho fresco. Em seguida nos dirigimos à casa de Dona Vani, que nos recebeu de portas abertas, nos deixando extremamente à vontade, além de preparar um almoço delicioso. Ocasião em que também  pudemos desfrutar da companhia do Mestre e ajudá-lo com a customização de camisetas. Vale apontar que estar perto do Mestre é uma lição que vai além do aprendizado de determinado movimento ou, como nesta ocasião, estampar camisetas. A atenção que dedica às coisas que faz, sua forma de se portar, o modo como trata com os outros e lida com pequenas coisas da vida retratam a nobreza e elegância que mostra na roda de capoeira.
No fim da tarde fomos ao Ponto de Cultura e Memória Ibaô- Instituto Baobá de Cultura e Arte para o lançamento do livro do Contra-Mestre Valmir. Foi gratificante poder prestigiar o Contra-Mestre em uma ocasião extremamente significativa em sua caminhada dentro da capoeira angola. O evento foi iniciado com a roda com a presença do Mestre Jogo de Dentro e os Mestres Fumacinha, Maia e Pequeno e finalizado com o samba de roda. No entanto, o momento que emocionou a todos os presentes foi a bonita homenagem dedicada ao autor do livro, feita por seus alunos e familiares, que, por meio de um vídeo com depoimentos, puderam agradecer e reconhecer o trabalho e os méritos do Contra Mestre enquanto capoeirista, irmão, amigo, pai, filho...

"... Vai lá, menino..."
(Foguinho e Toshiro)

"... faz o que o Mestre ensinou..."
(Mestre Jogo de Dentro e Contra Mestre Valmir)

...Oh pandeiro, oh viola...
(Contra Mestres Fábio Formigão e Danny)
"... Capoeira é de Angola..."



bateria afinada de camarados

"... Tem dendê, tem dendê..."

"... Jogo de Angola, tem dendê..."

"... O balanço do corpo tem dendê..."

"... Berimbau de Angola tem dendê"

"... Fundamento de Angola, tem dendê..."

"... Adão, Adão, cadê Salomé, Adão??"

"... Tá na Ilha de Maré..."

"... Foi jogar a Capoeira..."

"... Valhei-me Deus, senhor São Bento..."

"... Buraco véio tem cobra dentro..."

"... Apanha a laranja no Chão tico tico..."

"... Se meu amor for s'embora eu não fico..."

"... Apanha com a boca, com pé ou com um bico..."

"Sou discípulo que aprende, meu Mestre me dá lição"

"... Berimbau tem Fundamento"

Mestre Pequeno, vadiando

Mestre Fumaça e Contra Mestre Valmir

Lançamento do Livro "Berimbau tem Fundamento"

Contra Mestres e Camarados presentes

Todos atentos, inclusive o autor do livro

Sp, Limeira, Campinas... Tinha gente de todo canto

Atentos ao vídeo feito em homenagem ao Contra

Contra Valmir fala da caminhada pra escrever
e lançar seu "Berimbau tem Fundamento"

Aplausos... Reconhecimento

Meninas de samba no pé e sorriso irradiantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário